SINFPPEL Está ON: Acordo com Unimed referente a Reajuste do Plano de Saúde para Servidores
Nos últimos dias do mês março de 2025, o Sindicato dos Servidores Públicos de Pontes e Lacerda – SINFPPEL participou da negociação entre a Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda/MT e a Unimed Vale do Jauru.
Aqui reportamos da negociação ocorrida na gestão do ex-prefeito Donizete Barbosa, que o SINFPPEL interviu na correção de valores do Plano de Unimed Vale do Jauru e naquela época, com grande êxito o SINFPPEL na presidência do Sr. Divino conseguiu congelar a correção do Plano de Saúde.
Desta vez, o SINFPPEL conseguiu uma grande redução, certo que objetivo que corrigisse só a inflação, mas o percentual alcançado foi de grande valia, tendo em vista que proposta da Unimed Vale do Jauru era de 62,79%, e na negociação, ficou acertado o percentual de 25%.
A conquista foi resultado de uma ação conjunta entre o sindicato e a Secretaria de Administração, que mobilizaram uma comissão para analisar alternativas e pressionar por condições mais justas.
Do Impasse à Proposta Aceita
No dia 25 de março, o secretário de AdministraçãoAnderson da Silva Lima encaminhou ofício n. 025/2025, comunicando o reajuste de 62,79% no contrato vigente.
Diante do impacto financeiro, o SINFPPEL formou uma comissão composta pelo presidente Marcos Rogério, o vice-presidente Marcindo Leite e o Servidor Alessander Maciel, para mediar a negociação e buscar alternativas.
Em reunião no Paço Municipal no dia 4 de abril de 2025, o representante da Unimed, Sr. Luiz, apresentou uma outra proposta de 30%, e descreveu a grande demanda de sinistro, e assim não seria possível baixar o percentual de correção; mas a comissão, com a presença do Secretário de Administração Anderson, argumentou que o valor ainda era elevado, especialmente diante das dificuldades de atendimento no município e do aumento de custos com deslocamentos para outras cidades.
“Fizemos uma proposta de 25%, justificando que os servidores estão enfrentando problemas no atendimento e muitos estão buscando assistência fora, o que encarece ainda mais o plano”, explicou Marcindo Leite, Vice-presidente do SINFPPEL.
Uma vitória Coletiva e Próximos Passos
E no dia 10 de abril de 2025 (quinta-feira), a Unimed aceitou a proposta de 25%, encerrando o impasse. Agora, aguardam-se os trâmites burocráticos para formalização do ajuste.
Além disso, o SINFPPEL e a Secretaria de Administração já estão em busca de outras operadoras de saúde para futuras contratação, visando reduzir custos e ampliar a cobertura para mais servidores.
“Estamos trabalhando para garantir um plano de saúde mais acessível e de qualidade, que atenda de fato às necessidades dos servidores”, afirmou opresidente do SINFPPELMarcos Rogério.
Fique atento! O SINFPPEL continuará divulgando atualizações sobre o andamento do processo.